sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Você sabe a diferença entre LIGHT & DIET ??

Boa tarde meninas :)

Hoje resolvi falar um pouco de saúde, além da minha vontade enooooorme de emagrecer, minha mãe estar com problemas de saúde ( Diabetes, Colesterol...essas coisas) e agora ta seguindo mil e uma dietas para que possa tudo se normalizar e ficar bem. Então como ela, acho que muitos na hora de comprar os produtos específicos deve ter um pouco de duvidas.









  • Alimentos Diet
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
  1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
  2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Mas, o que quer dizer ingestão de controlada ou restrição de nutrientes?

Os alimentos para dietas controladas não podem ter adição de nutriente. Assim, para ingestão controlada de açúcar, não pode haver inclusão de nutrientes que possuam açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geleia diet que tem como açúcar natural a frutose.
É importante que fique claro que todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer.

  • Alimentos Light
A definição de alimentos Light deve ser empregada nos produtos que apresentam redução minima de 25% em determinado nutrientes ou calorias comparado com o alimento convencional.
Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento light e diet está na quantidade permitida de nutrientes. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição miníma de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
A segunda diferença é consequência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentam algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonúricos. Se, o alimento light apresentar eliminação de nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.

Confusão é fácil acontecer; por isso, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades.

Por: Roberta Stella (Nutricionista formada pela USP) 

Bom meninas espero que tenham gostado.. Se tiverem alguma duvida, deixem o comentário aqui embaixo, que ficarei muito feliz em responde-las :))

Curti a FanPage do Blog ^^






Nenhum comentário:

Postar um comentário